top of page

Erosão dental: o que é e como tratar

  • fernandaaidar
  • 26 de ago. de 2022
  • 2 min de leitura

Se existe algo que pode aparecer em qualquer fase da vida é a erosão dentária. Inclusive, ela está bem relacionada com a hipersensibilidade, mas isso é um assunto para um outro post.

Hoje, nós vamos falar um pouco mais sobre o que é erosão dentária e como prevenir e tratar esse desconforto. Continue a leitura e, se tiver qualquer dúvida, pode nos chamar.


O que é erosão dentária?

A erosão dental é definida pela perda de estrutura dentária resultante de um processo químico pela ação de ácidos e sem envolvimento bacteriano. O primeiro tecido atingido é o esmalte, ocorrendo seu desgaste e expondo a dentina.

Além da alteração na cor dos dentes, esse quadro costuma vir acompanhado de sensibilidade e alteração da forma do elemento dental e, os principais sintomas acontecem quando o paciente percebe um desconforto diferente ao ingerir alimentos muito quentes, gelados, ácidos ou adocicados.

O que causa a erosão dentária?

A erosão pode ser causada por fatores intrínsecos ou extrínsecos. De acordo com a origem, a erosão é classificada em 2 tipos:

  • Erosão intrínseca: Causada por ácido gástrico ou refluxo decorrente de problemas médicos ou psicológicos.

  • Erosão extrínseca: Causada pelos ácidos relacionados com a alimentação, como refrigerantes, sucos de frutas ácidas, alimentos ácidos e medicamentos.

Como prevenir a erosão dentária?

Como dito anteriormente, as erosões dentárias podem afetar pessoas de qualquer idade, mas podem ser prevenidas através de consultas periódicas, adequação da dieta, acompanhamento médico do caso de abrasão intrínseca e, inclusive, o uso correto da pasta de dente.

Por isso, nós dentistas sempre ficamos em cima para uma boa escovação, rs.

Se você seguir corretamente com uma alimentação equilibrada e sem intercorrências, a erosão dental será tratada no início e tem grandes chances de ser sanada por meio de aplicação de selantes e agentes adesivos, ou mesmo com flúor.

Porém, caso o problema seja ignorado, podem ser indicadas até mesmo intervenções mais invasivas, como restaurações por meio de resina composta, ou a utilização de coroas ou facetas e mesmo um tratamento de canal pode se fazer necessário.

Mesmo com todas as informações, restou alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato conosco. Vamos adorar conversar com você!


Comments


21 2289-2783 | 97039-9881

Rua Adolfo Bergamini, 73, loja C 
Engenho de Dentro

CEP: 20730-000

©2022 por Joana Freire

bottom of page