Por que você deveria marcar o seu check-up odontológico?
- fernandaaidar
- 27 de jul. de 2022
- 2 min de leitura
Além de escovar os dentes após as refeições e passar fio dental, a sua saúde precisa de um check-up odontológico! Dizemos isso com todas as letras porque, com as consultas regulares ao dentista, você também pode prevenir uma série de situações, além de ganhar um sorriso mais saudável.
Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o check-up odontológico e como ele pode te ajudar. Vamos lá?

O que é um check-up odontológico?
O check-up odontológico é uma consulta preventiva. Assim como vamos ao médico fazer exames de rotina, o check-up odontológico te ajuda a evitar que simples problemas bucais se transformem em tratamentos mais longos complexos e dispendiosos, evita perda de dentes e também possibilita o diagnóstico precoce de lesões que podem até ser malignas.
É essencial incluir essa consulta na agenda de toda a família e, assim, fazer o acompanhamento periódico dos dentes e de todas as estruturas da cavidade oral para que estejam sempre saudáveis.
Como é feito um check-up odontológico?
Se você deixou de fazer os check-ups por conta de falta de tempo, você está enganando a si mesmo. A consulta é rápida e serve para que o dentista faça uma avaliação dos dentes, gengivas e de todas as estruturas da boca, a fim de verificar se está tudo em ordem.
Além de verificar se tudo está certinho, normalmente é realizada a profilaxia, aquela limpeza mais completa, deixando o sorriso mais bonito e brilhante, e também a aplicação de flúor, para proteger os dentes das bactérias causadoras de cáries.
Em casos de muita placa bacteriana e tártaro, o dentista também pode realizar a raspagem. Inclusive, nesses casos, o especialista pode solicitar exames complementares, como radiografias para que, em associação com o exame clínico, se tenha certeza que nada fugiu ao diagnóstico.
De quanto em quanto tempo devo fazer um check-up odontológico?
Geralmente, a recomendação é que o check-up odontológico seja realizado a cada 6 meses. No entanto, a melhor frequência para cada paciente vai depender da orientação dada pelo dentista que o acompanha ao avaliar seu histórico e condições bucais.
Pacientes que usam aparelho ortodôntico ou colocaram implantes dentários, por exemplo, devem fazer um acompanhamento mais regular, e aqueles que possuem alguma doença periodontal crônica podem precisar visitar o dentista a cada 3 ou 4 meses.
Por que devo fazer um check-up odontológico?
Poderíamos fazer uma lista extensa, mas seremos breve e citaremos apenas os principais motivos:
É a forma principal de diagnóstico de doenças da boca: Se você sente dor de dente, é bem provável que a cárie já tenha avançado bastante e que pode se transformar em algo pior, como um tratamento de canal. Que tal descobrir esse tipo de problema no início?
Estética do sorriso: Com esse acompanhamento, o paciente fica conhecendo os tratamentos estéticos e, assim, sabe que pode transformar o sorriso.
Saúde bucal: Ao avaliar sua boca, o dentista consegue saber se você está realizando o cuidado doméstico diário de maneira correta. Assim, caso necessário, pode orientar sobre as melhores práticas.
Comece a se planejar e inclua o check-up odontológico na sua agenda de saúde. A dica é procurar por clínicas de referência, ou seja, que contem com profissionais qualificados para que você receba o melhor atendimento.
Comments