top of page

Estratégias para incentivar a escovação no seu filho

  • fernandaaidar
  • 9 de nov. de 2022
  • 4 min de leitura

A partir dos 06 anos de idade, como já explicamos aqui no nosso blog, a criança começa a ter mais coordenação motora e pode sim escovar os dentes sozinha, sempre com supervisão, é claro. Mas essa prática pode ser uma tarefa complicada para os pais, que exige paciência e até uma certa dose de criatividade.

Apesar de difícil, essa é uma daquelas atividades que não podem ser deixadas de lado, uma vez que os benefícios vão ser colhidos por toda a vida. Pensando nisso, reunimos alguns truques que vão ajudar a vencer as dificuldades do dia a dia e facilitar a missão!


ree

Bom, neste post vamos trazer algumas estratégias e insumos para que você consiga criar uma conexão com o universo infantil do seu filho e garanta que a escovação não só seja feita, como também mantida, uma vez que esse hábito se tornará algo gostoso de ser feito. Vamos lá?

01 Primeiramente, leve a criança ao dentista

O óbvio precisa ser dito, né? É claro que o cotidiano faz toda a diferença para manter os dentes limpos e saudáveis, contudo, a supervisão de um profissional especializado é essencial — ainda que não haja um problema aparente.

Portanto, nossa dica aqui é: procure um odontopediatra. Além de terem vocação e experiência para lidar com a criançada, eles conseguem conquistar os pequenos e trazer diversos truques para os pais.

02 Macaquinho vê, macaquinho copia: seja o exemplo!

Eis uma realidade inquestionável: os pais são as principais referências que as crianças têm. E como elas costumam responder muito melhor a exemplos do que a ordens e palavras, você vai precisar ser o modelo.

Portanto, se quer que elas escovem os dentes após as refeições, faça o mesmo. Se acha importante que elas usem fio dental ou visitem o dentista com frequência, faça com que percebam que você também cumpre essa tarefa.

Usar apenas o discurso de que algo está correto ou errado, talvez não traga resultados tão bons do que demonstrar um exemplo real. Deixe que as crianças façam parte da sua rotina de saúde bucal e queiram seguir o mesmo padrão.

03 Faça do ambiente um lugar infantil

Faça tudo o que puder para adaptar um ambiente projetado para adultos, como o banheiro, ter as facilidades necessárias para que uma criança utilize sem esforço. Por exemplo, se você ainda não comprou um banquinho ou adaptou algum objeto de casa para ajudar a criança a alcançar a pia, é bom fazer isso logo.

Ter autonomia é superimportante — tanto para ela quanto para você. Para facilitar ainda mais, siga a recomendação de ter um copo plástico disponível por perto, para que ela consiga bochechar e cuspir sem precisar de alguém para isso.

04 Deixe ela segurar a escova desde pequena

Apresente a escova de dente às crianças quando os primeiros dentinhos surgirem. Tome cuidado apenas com a escolha da escova, que deve ter cerdas macias e uma cabeça pequena. Você pode verificar, na própria embalagem das escovas, a idade recomendada para o uso.

O que importa é que esse seja um objeto comum para os pequenos, que faça parte das suas vidas, e que eles aprendam gradativamente a utilizá-lo.

Inclusive, tenha em mente que o ideal é que a criança aprenda a segurar sua escova e fazer a higiene bucal sozinha. Se for preciso, você pode finalizar o processo, garantindo que os dentes do seu filho fiquem totalmente limpos, mas evite escovar os dentes ou “ordenar” o como fazer isso para que a criança tenha essa autonomia.


05 Compre produtos infantis

Escovas e cremes dentais coloridos costumam ser excelentes atrativos para que as crianças tomem gosto pelo momento de escovar os dentes. É melhor ainda quando é possível contar com os seus personagens preferidos como companhia.

Esse é um truque fácil de implementar, já que as prateleiras dos supermercados e farmácias estão cheias de opções. Só não se esqueça de adquirir produtos de marcas que você confia para garantir a qualidade.

06 Faça da hora de escovar os dentes um momento divertido

Chame a criança para escovar os dentes com você sempre que puder, reforçando a importância de compartilhar esse momento e faça musiquinhas de passo a passo, ou brinque ensinando os dentes e movimentos.

Aproveite a oportunidade para se aproximar dela, pedir para que escove os seus dentes e vice-versa. Nessa hora, veja se ela está cumprindo todos os passos corretamente e ressalte o que for preciso.

Na infância, vale recorrer à diversão e tentar criar uma espécie de gincana. Coloque um relógio divertido ou mesmo uma música para sinalizar que o momento é de fazer a escovação — o que, segundo os dentistas, deve durar cerca de dois minutos.

Apesar de não ser uma garantia de que todas as áreas ficarão bem limpinhas, pelo menos evita que a criança queira fazer tudo em poucos segundos.

07 Evite erros comuns

Depois de aprender o que fazer, agora, resta saber o que não fazer. A última dica é uma seleção de erros comuns que devem ser evitados por quem deseja que seus filhos tenham o hábito de cuidar da saúde bucal. Confira:

  • comprar uma escova de tamanho inadequado para crianças;

  • oferecer doces ou qualquer outro tipo de recompensa pelo ato de escovar os dentes;

  • descuidar da substituição das escovas, que devem ser trocadas, em média, a cada três meses;

  • ignorar o uso do fio dental;

  • não carregar o kit de higiene bucal em viagens e passeios;

  • deixar que a criança escove seus dentes como quiser, sem ensinar o modo correto.


Enfim, esses são os aspectos que você deve ficar de olho para não repetir. Lembre-se de que ensinar crianças a escovar os dentes é uma tarefa que exige a sua dedicação, mas que proporciona uma recompensa muito maior — que é a saúde do pequeno!

Se você gostou do post, não deixe de ver os outros posts do nosso blog para aprender ainda mais sobre saúde bucal.


Comentários


21 2289-2783 | 97039-9881

Rua Adolfo Bergamini, 73, loja C 
Engenho de Dentro

CEP: 20730-000

©2022 por Joana Freire

bottom of page