top of page

Como cuidar da saúde bucal infantil em todas as suas fases?

  • fernandaaidar
  • 10 de out. de 2022
  • 3 min de leitura

O Dia das Crianças está chegando e, como de costume, muitos pais só se preocupam com presentes. Hoje estamos aqui para esclarecer que, mais importante do que surpresas, é a saúde bucal dos pequenos.

É normal ter dúvidas sobre a melhor maneira de cuidar dos dentes infantis, já que existem diferentes fases pelas quais a criança passa e a dentição muda conforme os dias passam.

Por exemplo, durante alguns meses, não existem dentes. Depois, vêm os de leite; e em poucos anos eles já começam a ser trocados. São muitas mudanças, e em cada um desses momentos a criança precisa de um cuidado diferente, além de instruções para ter autonomia na hora de cuidar dos dentes da maneira correta.

Pensando nisso e querendo trazer as melhores informações, nossa especialista em odontopediatria, a Dra. Juliana Esteves, odontopediatra aqui na Volúsia Prado Odontologia, trouxe algumas dicas.



As fases do desenvolvimento bucal infantil

De um modo geral, as fases do desenvolvimento bucal infantil são divididas em três principais momentos. Veja só!

Dentição decídua

Essa é a primeira etapa do desenvolvimento, sendo uma fase que vai do bebê recém-nascido até os 3 anos em média, quando todos os dentes de leite estão na boca. O nascimento dos primeiros dentes costuma acontecer a partir dos 6 meses de idade, mas isso pode variar para cada criança.

Dentição mista

A dentição mista é a fase em que a criança inicia a troca dos dentes de leite pelos permanentes. Passa a ter os dois tipos em sua boca. Os dentes de leite costumam começar a cair a partir dos 6 anos de idade, e isso pode se estender até os 12 anos, em média.

Dentição permanente

É o estágio final do desenvolvimento bucal. A criança não tem mais dentes de leite. Toda essa primeira dentição foi substituída pela permanente.

Os principais cuidados em cada umas das fases dos dentes infantis


Para os dentes de leite

Este é o momento que precisamos ter mais cuidados. Isso porque, nesta fase da vida, os problemas bucais, especialmente as cáries, aparecem e podem trazer prejuízos para os dentes permanentes. E sabe o maior motivo disso? Pais negligenciando a higiene pela falta de informação.

Portanto, a escovação é indispensável mesmo para as crianças menores e deve começar assim que nascem os primeiros dentes, com o auxílio de uma pasta e escovas de dente apropriadas. Mais um ponto que merece atenção é o bruxismo infantil, que costuma se manifestar em crianças até os 6 anos, acompanhando o crescimento dos dentes de leite.

Durante a dentição mista

A boa higiene bucal deve ser continuada durante essa fase. Agora a criança já tem mais coordenação motora, então, pode começar a escovar os dentes sozinha, com supervisão do adulto. E atenção: importante sempre conferir depois se está tudo limpinho mesmo.

Recomendamos que os pais escovem as áreas mais difíceis de alcançar para garantir uma limpeza completa. O uso de fio dental, mesmo que os dentes sejam mais separados, é uma ótima prática, para que a criança se habitue a isso e continue o processo quando possível.

Outro ponto importante nesta fase é que, como está acontecendo a troca de dentes, é interessante que a criança passe pela avaliação de um ortodontista, para fazer tratamentos preventivos, se for necessário.


Dentição permanente

Agora que todos os dentes foram trocados e a criança já tem maturidade e coordenação motora para cuidar da sua dentição, é importante incentivar cada vez mais os bons hábitos e os cuidados com o sorriso.


Muitas vezes é preciso usar aparelho ortodôntico. Se for recomendado para o seu filho, é muito importante seguir a prescrição, já que o uso vai garantir não só a saúde bucal na fase infantil, mas também na adolescência e vida adulta.

Quando levar meu filho ao dentista?


O dentista é um aliado da saúde bucal e educação infantil. Ele acompanha o desenvolvimento da criança, além de instruir os responsáveis e o pequeno sobre como cuidar dos dentes em cada fase.

O especialista que cuida das crianças é o odontopediatra, como a Dra. Juliana. Esse profissional se especializa para observar as necessidades de saúde e psicológicas dos pequenos, para criar um vínculo com a criança, evitar o medo de dentista e assegurar a colaboração na hora de cuidar do sorriso.

Os pais podem iniciar as consultas antes de o bebê nascer para receber instruções sobre cuidados nos primeiros meses. Já a primeira consulta com a criança pode acontecer quando os primeiros dentes nascerem.

Que tal aprender mais sobre a saúde bucal dos pequenos? Confira por que é tão importante contar com um odontopediatra.


Comments


21 2289-2783 | 97039-9881

Rua Adolfo Bergamini, 73, loja C 
Engenho de Dentro

CEP: 20730-000

©2022 por Joana Freire

bottom of page