Odontologia estética: o que é e para que serve
- fernandaaidar
- 24 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Logo no início do BBB23, muitas pessoas comentaram sobre os tratamentos estéticos dentários dos participantes. Inclusive, no nosso Instagram, a Dra. Volusia falou um pouco sobre o assunto.
Apesar do termo ter sido muito usado, poucas pessoas sabem o que de fato a odontologia estética faz. Pensando nisso, preparamos esse post para você conhecer o ramo e ainda um pouquinho sobre os tratamentos disponíveis. Continue a leitura!

Afinal, o que é odontologia estética?
O próprio nome da área nos ajuda a identificar o que é a odontologia estética. Este ramo é responsável por oferecer soluções dentárias aos pacientes que buscam corrigir, restaurar ou alterar a aparência dos dentes.
Mesmo tendo “estética” no nome, essa área vai muito além do que simplesmente a busca pela beleza, pois os objetivos envolvem também melhorar a saúde bucal por meio de reparações, como a reconstrução de dentes quebrados e a correção da mordida.
Com o desenvolvimento tecnológico, hoje é possível termos disponíveis materiais e procedimentos menos invasivos e que proporcionam um resultado final mais natural e parecido com as expectativas dos clientes.
Agora que você já sabe o que é odontologia estética, está na hora de conhecer quais os procedimentos mais comuns da área. Confira!
Clareamento dental
O clareamento dental é o procedimento mais popular entre os pacientes e tem como objetivo branquear a cor natural dos dentes para deixá-los com a aparência mais próxima ao branco.
Com o avanço das técnicas de branqueamento, atualmente é possível escolher, juntamente com o seu dentista, uma variedade de técnicas diferentes, como o clareamento em casa, no consultório, interno, a laser ou por LED.
Lentes de contato/porcelana
A colocação de lentes de contato/porcelana (que variam na espessura) tem como finalidade a restauração e ou correção de características como:
entes manchados ou escurecidos;
pequenos defeitos na estrutura;
fissuras ou partes quebradas dos dentes;
alterações no tamanho, coloração ou na harmonia do sorriso;
fechamento de espaçamento entre os dentes (diastema).
Esses materiais possuem aparência e cor muito semelhantes ao natural, e podem ser moldados e colados sobre os dentes do paciente para obter o sorriso desejado.
Implantes dentários
O implante dentário é uma das principais inovações não somente da odontologia estética, mas também da restauradora. Esse procedimento abrange diferentes técnicas para repor dentes perdidos e para reconstruir o aspecto do sorriso.
A técnica mais comum é a colocação de implantes de titânio fixados aos ossos maxilares. Após o processo de recuperação, os dentes artificiais são parafusados nos implantes dentários, oferecendo uma solução de otimização estética, melhora da autoestima e das funções mastigatórias e digestivas dos pacientes.
Acompanhe nosso blog para ler mais conteúdos sobre odontologia e cuidados bucais, entre em contato e agende um horário com a gente!






Comentários